sexta-feira, 4 de abril de 2008

MEDO DE QUE?

Já reparou que quanto mais velho e experientes ficamos, quanto mais o tempo passa, mais vamos adquirindo medo das coisas?

Quando pequenos temos medo do escuro mas este medo é tão infantil que não é raro encontrarmos quem tenha até batizado o temido e horripilante escuro com algum nome carinhoso. Fernando, nosso amigo dos tempos de infância, chamava o seu escuro de Oié!

Mas nós crescemos e ai os medos crescem junto (e eu que cheguei a pensar que adultos não sentiam medo!). Quando na idade escolar é um medo medonho de levar bomba, reprovar, da "tia" mandar cartinha aos pais, medo de não saber a tabuada do 7, de errar o ditado e o pior dos medos, o de não sair na hora do recreio... este é cruel!!

E continuamos crescendo e então vem o medo dele ou dela não gostar de mim, e vem a pergunta: E se eu levar um não, o que faço? E enquanto este dilema para alguns ainda causa calafrios vem o outro e pior do que o anterior: o medo do vestibular, do que escolher como carreira. É então que as pernas tremem, a cabeça vai à mil e ainda nem estamos na metade da vida.

Agora já paramos de crescer, pelo menos para cima... já para os lados.... isso também causa medo, principalmente nas mulheres. E temos mais medos: do chefe, do salário insuficiente, da fatura ou melhor das faturas e elas - as faturas - sabendo que temos pânico delas se multiplicam em dezenas e são faturas de cartões, de telefone fixo, de telefone celular, de internet, de tv por assinatura, de escola, de água, de luz...

Estes tempos modernos nos trouxeram outros medos que meus avós não experimentaram. Medo de ficar sem internet - caramba! isso seria o fim ou quase o fim da civilização. Medo de ficar preso em um engarrafamento e como em tempos modernos um medo sempre vem acompanhado de outros... medo de ser assaltado, do carro pifar, de receber uma multa, de atrasar algum compromisso importante.

O cúmulo dos medos é o que sentimos das pessoas. Quando percebemos que passamos a sentir medo das pessoas ai sim estamos prontos para não mais temer nada, só os outros.

Bons tempos em que só tínhamos medo do saci-pererê, da cuca, da bruxa do 71, da mula-sem-cabeça e de barata.

Do que eu tenho medo?? Segredo!! não vou contar, né!

Mas diz aí.... você tem medo de que?

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba!, eu tenho medo de tudo isso aí que você falou..! Mas meu maior medo de todos é o da Japiúba. De envelhecer aqui. De morrer aqui. Se isso acontecer, leve meu presunto de volta pro RJ antes que ele esfrie! Medo, muito medo!!

Anônimo disse...

Stefs, tenho medo de barata, borboleta, rato e cachorro.
Não gosto de entrar em elevadores pois já fiquei presa em um deles, por pouco tempo.
Durmo com a luz do abatjour acesa porque detesto a escuridão.
Mas não tenho medo de bandidos e nem de diabo.
Esses dois últimos não gostam nem um pouquinho de mim.