quinta-feira, 26 de junho de 2008

PULA A FOGUEIRA

O Nordeste, em festa, saúda os santos com muita dança, comida, festa, cor, luz e energia e haja disposição. Durante quase 30 dias só se pensa, respira, só se vive para a quadrilha, para a festança... se esquece a seca, a falta d'água, as dificuldades, a fome e a miséria e se joga na dança... olha a chuva!! É não, é não!

O Norte é só preparativos para a festa de bois. Azul ou vermelho, vermelho e azul, juntos ou separados. O espetáculo do boi-bumbá em Parintins é certamente mais um espetáculo da cultura nacional caprichosamente garantida.

O Sul do país, enquanto o norte e nordeste pegam fogo em festa, treme de frio e tenta se manter aquecido. É, para quem quer ver e gosta, época de neve, lagoas congeladas, campos cobertos de geada e o maravilhoso café-da-manhã colonial oferecidos nos hotéis e pousadas das regiões serranas.

O Sudeste, espremido entre o sul e o nordeste não sabe muito o que fazer, não sabe se trabalha normalmente, treme de frio ou brinca de quadrilha. Há quem fica, há quem sai, há quem brinca, há quem espera e torce para que o engarrafamento diminua nestas cidades que não dormem.

No Centro-oeste tudo também é festa, só que festa com o dinheiro público. Deputados e senadores recebem "carta branca" para, a título de visita às suas bases eleitorais, pularem o São João, São Pedro e Santo Antônio, teoricamente, junto aos seus eleitores. Uma semana de folga, nada de trabalho e tudo de salário.

Assim fica o Brasil em junho. Festa no norte e nordeste, frio no sul, apatia e trabalho no sudeste e no centro-oeste a mesma velha e conhecida quadrilha junina, julinha, agostina, setembrina... todo o ano, o ano todo.

"Pula a fogueira, Iaiá. Pula a fogueira Ioiô..."

Um comentário:

Anônimo disse...

É... o Sudeste pode até ser assim mesmo: apático, não sabe o que faz, mas eu não o vejo desta maneira. É que eu o vejo, sinto, aprecio com o coração... Eu amo a minha terra. A visão realista fica de lado, em segundo plano e essa, sentimentalista, muda todo o cenário da região.