quarta-feira, 9 de julho de 2008

DO TEU PROBLEMA, EU CUIDO

Você já teve a coragem de dizer a frase acima para alguém?

Se já disse, meus parabéns! Você por certo entende e sabe traduzir em ação o mais nobre dos sentimentos, a saber, o amor. Este sentimento que quando é verdadeiro, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Mas para que este sentir seja autêntico, justo, fiel é preciso vir da única fonte plena dele, Deus, pois este não só sente amor, é a própria definição da palavra.

Para que haja amor é preciso que pelo menos quatro características essênciais sejam atendidas de forma conjunta, se uma delas faltar já não haverá amor de verdade. É preciso que haja cuidado, pois quem ama cuida. É preciso que haja respeito, pois quem ama respeita. É preciso que haja responsabilidade, pois quem ama se responsabiliza. É preciso que haja conhecimento, pois quem ama conhece.

Como posso ousar dizer que amo se não cuido, não tenho respeito, não me responsabilizo e tão pouco conheço? Se só cuido mas não respeito, não amo. Se respeito mas não conheço, não amo. Se conheço mas não me responsabilizo, não amo. Se tenho três características amáveis, digamos assim, mas me falta uma, não amo. Ter quase todas mas faltar uma é o mesmo que não ter nenhuma delas.

Somente depois que estas quatro características forem satisfeitas; somente se eu cuidar e respeitar e me responsabilizar e conhecer de fato quem está comigo, é então que estarei pronto para amar de verdade; o que foge disso é balela, é confusão de sentimento, é paixão e paixão passa, mas o amor fica.

Se pararmos um minuto para pensarmos em como o Divino, que eu chamo de Deus (você pode dar à Ele o nome que quiser), nos trata veremos que associado ao Supremo estas características são satisfeitas em sua plenitude. Ele cuida de nós, Ele nos respeita, Ele se responsabiliza por nós e Ele nos conhece como ninguém, logo podemos concluir que Deus nos ama, e particularmente, Deus ME ama.

Somente uma pessoa que ame verdadeiramente pode ter capacidade suficiente para dizer "do teu problema, eu cuido". Eu só conheço uma pessoa neste mundo que possa assim fazer. Em quem tenho eu confiado, ou quem sabe confidenciado, ou ainda esperado ajuda ou suporte ou solução para meus problemas e dificuldades? Para algum amigo ou amiga? Para gente que professa sentir amor mas que no fundo nem a si mesmo se ama? Somente um Deus que é amor em essência pode ser capaz de, não importanto as circunstâncias, dizer que cuida de mim, que me respeita, que se responsabiliza por mim e que me conhece; afinal Ele ME ama.

Pense nisso!

Baseado na palestra proferida por Eduardo Batista.
Obs.: Obrigado Luciana, sem você este texto seria incompleto. Valeu!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Esta foi a palestra que eu mais gostei durante a semana de oração, especialmente a experiência onde Jesus diz "Do teu problema, eu cuido". Não precisamos temer NADA, pois temos um Deus que nos cuida, respeita, se responsabiliza e nos conhece, enfim, nos ama.
Isso tudo não é maravilhoso demais?!
Mas, ainda há muitas pessoas que não sabem sobre essa dimensão do amor e enganam ou permitem ser enganadas por um falso amor.
Que ótimo que vc está divulgando essa mensagem!

Anônimo disse...

Caro amigo!

Primeiramente preciso reiterar a admiração que tenho pela FORMA que trabalha com as palavras.
Em hipótese alguma pretendo aqui discordar de ti, no entanto, deixo meu simples comentário para reflexão.
Analise comigo, não seria antagônico pensar literalmente no contexto que tão bem desenvolveu na sua estrutura de raciocínio? Pois partindo do pressuposto de um estudo bem aprofundado da BIBLIA, constatamos que esta é a nossa MISSÃO aqui na TERRA, desenvolver da FORMA mais completa possível as orientações Divinas.
A partir do momento que admitimos nossas dificuldades e desafios como SER HUMANO, estamos justamente acreditando num processo de adaptação na canaã terrena, para somente depois (de todas as profecias cumpridas) sermos RECEBIDO pela MISERICÓRDIA DE DEUS na CANAÃ CELESTIAL.
Sendo assim, ao considerar o texto base que você usou:"quem Ama Cuida,tem respeito e responsabilidade,é preciso que tenha conhecimento, pois quem Ama conhece"(I cor.13) me sentir incapaz humanamente falando no primeiro momento é normal.
É necessário considerar também, a tremenda impotência que sentimos no momento contemporâneo e muito conturbado, no entanto, NOSSO Grandioso Deus nos enviou Seu Filho, para nos provar que é possível sim, alcançar mesmo que parcialmente as Instruções dadas no livro mais lido do mundo a BIBLIA.
Alguns dos nossos antepassados tiveram a oportunidade de receber ordens diretamente de DEUS (Moisés,Enoc entre outros através de visões).
Não querendo ser pretensiosa, quando você indaga e parabeniza quem teve compaixão com o seu próximo em algum momento no contexto: "do teu problema, eu cuido" [...],posso literalmente responder que já desenvolvi este exercício de compaixão ao longo da minha vida curta, e, também já me senti muito ajudada por outras pessoas que, penso são usadas por DEUS como instrumentos para nos amparar nos momentos mais dolorosos.
Continue desafiando ou sacudindo teus leitores, está ótimo toda produção que faz nas mais diversas formas, fábulas, fatos reais vivenciados por ti, no teu cotidiano, ou ainda, porque não dizer desabafar algo que o intriga particularmente.
Enfim, meu amigo, concordo plenamente quando diz que existem pessoas que não se AMA, e desastrosamente tenta ajudar outras, realmente será muito difícil pois não se pode DOAR o que não possui,aí realmente a relação fica comprometida [...]
Que Deus continue te abençoando muito, em todos os teus projetos de VIDA:espiritual,emocional, financeiro,pessoal,profissional,mas acima de tudo testemunhando o AMOR de DEUS na Sua plenitude.

Um abraço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Estefenson, recebi em meu e-mail a indicação deste blog.
Seu conceito sobre a filosofia do amor tem pontos interessantes mas, quando Deus pretende provar seu poder ou realizar uma grande obra através de alguém que ele predestinou, nada o impedirá de agir.
Biblicamente, não houve profeta que deixou de passar por tentações, angústias, perseguições e deboches, pois Deus lhes revelava segredos e os mandava advertir povos e reis, durante muitos anos.
E, se Deus entregou ao vitupério seu próprio filho, Jesus Cristo, por amor a humanidade, seremos melhores do que ele?
Combateremos àquele que criou nossos espíritos?
Caro amigo, se lhe digo que conheço a Deus como os profetas antigos o conheceram, com certeza você não acreditará.
Deus esmiuçou minha vida e tornará a trazê-la ao seu esplendor, independentemente do tempo que se passou.

"A ciência procura aniquilar a existência daquele qua a trouxe à luz".