sexta-feira, 4 de julho de 2008

COM O QUE VOCÊ CANTA?

Estes dias, enquanto ouvia um coral aqui da cidade, em seu ensaio, fazer o aquecimento vocal, fiquei pensando sobre música, som, tom, afinação, notas, ritmo ... e então deparei-me com a pergunta título deste texto.

Há belos cantores e cantoras e corais; lindas apresentações de gente que canta e as vezes encantam com suas vozes afinadas, bem postas, bem entoadas mas contudo não conseguem emocionar. É como se partituras, compassos e notas não tivessem ... alma !?

Há ainda outros, principalmente no meio cristão-evangélico, que cantam com as mãos para aqueles que por qualquer motivo não podem ouvir ou tem a compreensão do som prejudicada. Por vezes esta forma de cantar também não alcança corações e mentes. É bonito, estéticamente lindo, mas parece faltar-lhe ... alma !?

Posso então afirmar que tão importante quanto técnica, voz e expressão corporal, é essencial que exista sentimento, que se sinta a alma, que aquilo que é cantado possa tocar a alma de alguém.

Faço votos que a música que você entoa, que por tua vida ecoa, seja originada de tua alma, que tenha essência, que seja sentida por você em primeiro lugar para então esta canção ter o poder e a capacidade de tocar quem te ouvir cantar ou cantarolar, ainda que desafinado, fora do tom ou do ritmo.

Que exista na música da tua vida, verdade!
Então é hora e tempo de cantarmos... cantemos! Sintamos vir do profundo da alma a música.

Nenhum comentário: