sexta-feira, 11 de julho de 2008

A ESPERA DE UM MILAGRE

Tudo parecia sem perspectiva na vida de Tiago*, ou melhor dizendo, nada parecia. Tudo já havia desaparecido: a saúde, o trabalho, o dinheiro, os amigos, a família e até a esperança, que muitos dizem ser a última a nos abandonar em momentos difíceis, até ela também já estava de malas prontas, pronta para partir e com ela levar Tiago ou o que havia sobrado dele depois de sofrer por muito tempo em virtude de uma grave enfermidade.

Os especialistas, médicos, doutores e outros tantos senhores e mestres das ciências médicas e também alguns psicólogos, psiquiatras e terapeutas davam o caso de Tiago como sem solução, um daqueles pacientes para quem os doutores dizem que somente um milagre, e dos grandes, poderia ajudá-lo. Esta era toda a perspectiva e esperança para ele: esperança de milagre.

Tiago passa então dias, semanas, meses e anos esperando que um evento, que algo inusitado, único e diferente aconteça... o tal do "milagre" que os doutores informaram ser sua única esperança. Mas os anos foram se sucedendo e o "milagre" não veio. Nenhum sinal cósmico ou sobrenatural aconteceu. Assim eram os dias e as noites para Tiago, tudo comum, tudo o mesmo.

Foi então que aconteceu que Tiago ouviu falar de um homem-visitante que estava bem perto de onde ele morava e este alguém falava de algo novo, de uma novidade de vida, de uma vida nova, de cura. Do mais profundo de seu coração reapareceu a vontade de tentar, ainda que pela última vez, falar com este homem-visitante, afinal, para quem já não tem esperança, o que custa tentar mais uma vez?

O encontro aconteceu e Tiago ficou perplexo quando percebeu que de sobrenatural nada havia neste homem-visitante. Era ele um tipo bem comum. Mas pela primeira vez, depois de muitos anos, havia algo de diferente neste encontro e não era o lugar, não era o dia, não eram as pessoas ao redor... a diferença estava no visitante, na pessoa que parou para falar com Tiago.

O homem-visitante então, no meio da conversa, perguntou o que é que Tiago mais gostaria que acontecesse em sua vida. Então, prontamente, Tiago respondeu que o que ele mais gostaria que acontecesse era que ele pudesse sentir-se bem outravez e antes mesmo de Tiago terminar a frase, antes mesmo que ele pudesse sentir alguma coisa diferente, sobrenatural ou cósmica, ficou em pé e percebeu que sua paralisia não mais se manifestava.

O céu não ficou escuro, não houve trovões nem relâmpagos, nem terremoto, nem som de trombeta, nem nenhum espetáculo pirotécnico anunciando a proximidade ou a realização do milagre a tanto tempo esperado. Muito pelo contrário, o homem visitante falou e Tiago correspondeu, creu e suas pernas reviveram.

Eu espero milagres, isso mesmo, no plural, milagres, mais do que um; sei que você também espera pelo menos por um milagre em sua vida. Talvez trabalho, saúde, finanças, família, relacionamentos... são algumas áreas para as quais queremos milagres. Esperamos milagres e, se possível, que antes que aconteçam, algo sobrenatural nos avise que eles estão para acontecer. Contudo, se analisarmos a história de como o Homem-visitante, quando esteve neste mundo, fez seus milagres, não teremos nenhum soltar de fogos a anunciar que um milagre iria acontecer.

Crer que acontecimentos especiais, milagres, acontecem e existem é fácil quando vemos ou sentimos antes seus efeitos. As vezes queremos sentir antes para termos a certeza de que o que esperamos vai nos ser concedido ou vai acontecer conforme achamos que deva acontecer. Milagre é esperar, confiar, acreditar naquilo que ainda não recebemos, não vimos mas que sabemos será feito por nós e ou em nós antes mesmo que aconteça. É milagre e é fé.

O milagre que você espera acontece neste momento na sua vida e você ai parado, paralisado. Diz ai: você tá ai parado esperando o quê? Sentir um comichão, um arrepio, ouvir um som forte, brilhar uma estrela sobre sua cabeça? Só se tudo isso acontecer, e algumas vezes pedimos outros tantos sinais, é então que você e eu vamos começar a acreditar que milagres acontecem??

Tiago não esperou ouvir nada disso, nem brilho, nem som, nem nada de nada. O Homem-visitante falou e ele já experimentou a certeza de que algo iria acontecer, algo iria mudar e viveu o milagre antes mesmo que ele acontecesse em sua vida. Ficou em pé, ainda sem sentir as pernas fortes para depois perceber que suas pernas não mais eram mirradas e sem vida, mas sim fortes o suficiente para por o seu corpo em pé e conduzí-lo para onde ele quisesse e pudesse ir.

Não espere ouvir, ver, sentir nada de especial relativo ao milagre na tua vida. Viva o milagre antes mesmo que ele exista. Confie no Homem-visitante e quando Ele falar, fique em pé ainda que suas pernas tremam e seu corpo balance querendo cair... Ele te ajuda a levantar-se! Confie!!

* nome fictício
Texto baseado na palestra de Ranieri Salles

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa fabula teve um fim que eu nao esperava... Mas gostei! Take care!! :)

Anônimo disse...

Esta é uma história maravilhosa do poder de Deus e uma grande lição de fé para nós. Não é fácil acreditar, ter certeza de que receberemos algo que precisamos, antes de o recebermos, não é fácil mesmo. Mas, até essa fé não é nossa, vem de Deus e Ele com certeza nos dá se a pedirmos e a quisermos.
Gostei muito deste texto!