domingo, 20 de julho de 2008

PAÍS TROPICAL. QUE PAÍS É ESTE?

Somos um país tropical.

Tropical no clima, na música, na moda e também na variedade de frutas que somente este espaço de terra geograficamente localizado entre as linhas imaginárias dos trópicos de Capricórnio e Câncer é capaz de possuir. O mais interessante de toda esta tropicalidade é que agora também nossas notícias nos telejornais e também nos jornais e revistas impressos aderiram ao movimento neo-tropicalista, que não é o mesmo que fez surgir a tropicália, que trouxe os novos baianos, que revelou tantos talentos, "ou não" - como diria Caetano -, de nossa música popular tropical brasileira.

Este movimento que eu chamei de neo-tropicalista fez abundar, sem trocadilhos, melancias, melões, laranjas, abacaxis, limões, côcos e bananas na mídia. Estas frutas nunca tiveram tanta evidência, é só uma pena que esta publicidade toda não tem nada a ver com os benefícios que o consumo destas pode trazer à saúde da população.

São laranjas em escândalos financeiros enquanto melancias e melões rebolam para uma audiência de bananas com seus cérebros mais duros do que cocos. Enquanto a vida segue no "país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza" a massa leva uma vida tão azeda quanto um limão, tendo que descascar vários abacaxis por dia, todos os dias afim de sobreviver nesta quitanda tupiniquim.

Neste país em que laranja virou moeda; melancia e melão sinônimo de bunda; abacaxi é o mesmo que problema e comer uma frutinha pode ser mal interpretado como vontade de experimentar algo mais 'delicado'... o que eu faço com a minha dieta frugal??

Chega de salada de fruta na televisão. Quero é fruta na mesa... e bom apetite!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito engraçado e inteligente!
Gostei do parágrafo da "quitanda tupiniquim", ficou ótimo mesmo.
Na minha feminina visão, "melões e melancias" ainda tudo bem (fazer o quê? é complicado, né?), mas, o problema é alguém "banana" ter olhos somente para isso e não enxergar nada além.
Na verdade, o bom mesmo de tudo isso é saborear uma deliciosa salada de frutas tropicais (sentido literal).