segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DOIS VÍRUS

Hoje é, ou pelo menos tornou-se, o Dia Mundial de Combate a uma das mais sérias síndromes que atingiram e ainda fazem vítimas em nosso mundo, a AIDS. Tão séria quanto esta síndrome, seu agente causador e todas as moléstias à ela vinculadas está o pior de todos os vírus: o preconceito, e muitas semelhanças existem entre o microscópico vírus da doença e o invisível vírus do comportamento.

Ambos não fazem nenhuma acepção quanto a gênero, opção sexual, classe social, grau de instrução, localização geográfica, faixa etária, cor de pele, credo e outras tantas ‘classificações’ com que geralmente tentamos identificar nós mesmos e as pessoas ao nosso redor.

O dia de hoje deve ser utilizado para uma reflexão profunda e séria sobre o comportamento nosso de todo o dia não somente no que tange àqueles que, infectados pelo vírus da doença são vítimas, muitas das vezes, do vírus do comportamento mas também para um tempo de reflexão sobre a saudade dos familiares, amigos e conhecidos que tiveram suas vidas ceifadas em função da AIDS.

Comece a desenvolver hoje, caso ainda não o tenha feito, um comportamento inteligente e racional de não colocar-se em situação de risco.

Lembre-se de que o vírus causador da AIDS ainda não tem cura, mas o vírus do preconceito, este tem. Desenvolva vacina contra o último.

Nenhum comentário: