terça-feira, 12 de maio de 2009

EU COLECIONO MOEDAS

Senão todos, pelo menos a maioria das pessoas tem o hábito de juntar coisas.

Talvez a Sociologia ou a Antropologia ou a Psicologia ou outra “gia” qualquer possa explicar os motivos e razões por trás deste hábito, mas é fato: existem ajuntadores, e de tudo o que se possa imaginar.

Há quem junte: canetas, fotos, lápis, borrachas, isqueiros, latinhas metálicas, figurinhas, bonecas, brinquedos, carrinhos – de brinquedo ou de verdade -, embalagens dos mais diversos e variados produtos, folhas, papéis, animais, vinhos, amigos, casos, relógios, cédulas, moedas, etc, etc, etc, etc.... e a lista é longa. Eu sou dos que junta coisas, quer dizer, coisa, no singular mesmo, eu coleciono moedas, no plural.

Começou meio sem querer quando meu avô, pai de meu pai, me deu um pote de vidro cheio de esferas metálicas achatadas, isso lá no século passado. Durante os primeiros anos escolares fiz troca com colegas e consegui diversificar um pouco a coleção. Lembro de uma situação inusitada quando minha primeira “namoradinha” me entregou um monte de moedas dos Estados Unidos; nossa! fiquei felizão, mas alegria de pobre dura pouco e alguns dias depois o “quase-sogro” pediu as moedas de volta. Minha primeira grande aquisição e tive que devolver... foi horrível e constrangedor à época; hoje, hilário. Depois deste incidente monetário, outras doações acontecerem, mas todas, sem a necessidade de devolução.

Longe e distante de ser um Tio Patinhas e precisar de cofres e mais cofres para armazenar as moedas que ajuntei, tenho apenas um par de pastas onde estão pelo menos um exemplar de cada moeda e algumas caixas organizadoras onde estão separadas por país, no caso das moedas estrangeiras e por valor, no caso das moedas brasileiras.

Está afim de colaborar com a minha coleção?? Mande um email ou deixe o seu recado aqui no blog... só não vale depois pedir pra devolver... (risos)... traumatizei!

Um comentário:

Francisco Neto disse...

caro amigo, quando vc vier a sao jose dos campos, me procura que tenho algumas moedas da america do sul e da counidade europeia.
grande abraço