sábado, 16 de maio de 2009

MAS LIVRAI-NOS DO MAL V - SUSTO

Um dos fatores mais cruéis de toda e qualquer doença é o sofrimento que atinge os familiares e amigos mais próximos do doente sempre que algum evento ou manifestação da moléstia se intensifica.

Depois do Dia das Mães a paciente voltou a ter intolerância alimentar e então um dos médicos que a atende, pediu sua internação para hidratação e nutrição. Internada está, e bem se sente, pelo menos tem mais força para falar e disposição para elaborar diálogos ainda que básicos.

Desde a muito, vem sendo solicitado exames sobre exames, análise sobre análise, parecer sobre parecer, laudos sobre laudos e a cada uma destas novas solicitações uma nuvem de dúvida paira sobre a cabeça de quem acompanha e também sobre a mente acinzentada da paciente.

Temos agora a indicação para um novo exame, desta vez neurológico, afim de descartar, nas palavras do médico, “algo mais grave”. Como assim algo mais grave? Tem hora que a Medicina mais assusta do que conforta e cura.

Um susto, um sobressaltar, um pulsar mais forte do coração dentro do peito e um amontoado de idéias e imagens na mente... tudo evocado pela simples frase “algo mais grave”. Ora-bolas, que bom que a Medicina vai atrás dos sustos que ela mesma produz.

A depressão não deprime o nível de consciência de quem padece deste mal. A paciente tem perfeita e exata noção do que está acontecendo e agora, com a aceitação da doença principal, com as forças que lhe restam, luta para voltar a viver, a conviver.

E o tal susto? Por favor, uma coisa de cada vez; venha o que vier, haja o que houver.

2 comentários:

Élica disse...

Marquei "não gostei" por causa do conteúdo, das notícias ruins.
Céus!...Como vocês têm sido fortes!
Mas Deus tem um plano. Tudo isso tem um objetivo e Ele está no comando.
Por aqui, as orações continuam.
Abraço e fique com Deus.

Anônimo disse...

Eu creio que só foi um susto mesmo!
Médico tem dessas coisas de alarmar.
Experiência própria...Deus é maior.
"...Muito pode a súplica do justo em sua eficácia." Tiago 5:16
Fiquem com Jesus, o Mestre da sensibilidade, o Médico dos médicos.
Bjsss.
Suzana