sexta-feira, 8 de maio de 2009

MAS LIVRAI-NOS DO MAL IV – SONHO COLORIDO

Esta semana foi especial, ou pelo menos diferente, no tocante ao movimento de reação da paciente em busca de uma vida mais colorida. Ela pediu para dar um passeio. E o que tem de extraordinário em alguém pedir para dar um passeio? Para informação e conhecimento: é altamente positivo para o paciente com diagnóstico de depressão manter as atividades o mais próximo possível da normalidade antes da manifestação sistêmica da doença, então uma solicitação para sair da atual rotina – cama, remédio, cama – é um indicativo de que “saímos da inércia depressiva”, e viva!

Passeio tranqüilo, não muito demorado mas nem curto demais, e ao retornar para casa retornaram também as crises bulímicas. Reaparece a preocupação para com a paciente por parte de quem cuida ou ajuda a cuidar. Fui então em busca de explicação tentando entender o motivo da aparente insistente bulimia e tive a informação de que a reação pós primeiro passeio é perfeitamente normal; valorizar a solicitação para sair da “inércia depressiva” é fundamental e importante, concentro-me então no que é importante!

Já temos com a paciente um nível muito bom de interação, diálogos, conversas e uma vez por outra um sorriso. E foi em um dos momentos de interação que ela – a paciente - relatou espantada como tem sentido muito sono, com tem dormido demais e como tem sonhado bastante. Isso é muito bom, dizem os médicos, pois no repouso o organismo renova as forças e no sonho o cérebro organiza, literalmente, as idéias. Nunca ter sonhos fez tanto sentido para a vida.

O meu sonho ainda é o mesmo. Cada vez mais real. Cada vez mais colorido.

Aprendi e aprendo com a doença da paciente e a lição que fica, primeiramente para mim e tomara que para você que acompanha a série “Mas Livrai-nos do Mal”, é a de que o mundo é feito e tem várias cores e a cor cinza é uma delas.

Um comentário:

Élica disse...

Que bom!
Que esse seja um dos primeiros passos em direção à cura.
E que Deus abençoe a todos.